Sobre o PEM…

O PEM – Pretos em Movimento é uma fraternidade de pessoas pretas para pessoas pretas, onde promovemos networking, fomentamos o Black Money e o empreendedorismo preto, este movimento nasce a partir da iniciativa e visão de um empreendedor que encontrou no empreendedorismo a sua liberdade.

Mesmo sendo 56% da população Brasileira ainda assim nós enquanto pretos lutamos por igualdade, são elas: racial, econômica, artística, territorial, política, profissional, entre outras, por este motivo o PEM nasce como um verdadeiro elo entre os pretos proativos e inconformados e que entendem que o empreender é a principal arma para ocupamos os lugares de nossas competências.

O PEM é para empreendedores de pequeno, médio ou grande porte. É também para quem deseja investir tempo e/ou recursos para potencializar esse movimento. É para quem se sente sozinho na jornada do empreender, para quem busca capacitação contínua e crescimento constante. É para quem quer criar ou acessar oportunidades para pessoas pretas, e para quem deseja empreender, mas ainda não sabe por onde começar ou quer escalar algo que já está dando certo.

Os são encontros recorrentes presenciais ou online e promovemos trocas potentes e pautas estratégicas voltadas ao desenvolvimento empreendedor, incluindo treinamentos e workshops que entregam conteúdos práticos e transformadores desde os primeiros passos até estratégias avançadas de escala para negócios em fase de crescimento.

Nossa visão é nós por nós. Aproveitamos a expertise e experiência dos nossos membros, parceiros e patrocinadores, estimulando o consumo ativo entre todos nós, gerando a oportunidade de uma maior visibilidade dos negócios da fraternidade.

História do PEM
Tudo começou em 27 de abril de 2022. Emerson Piril completava três anos desde que havia chegado à cidade de São Paulo, sendo mais um homem preto vindo de outro estado (Rio de Janeiro), em busca de oportunidades.

Durante muitos atendimentos como barbeiro, ele começou a perceber um padrão: embora muitos pretos fossem excelentes no que faziam, não se conheciam, não se apoiavam e consequentemente não faziam negócios entre si.

Foi aí que surgiu a ideia inicial de um encontro, de um movimento. Emerson compartilhou essa visão com outras quatro pessoas. O primeiro encontro, ainda despretensioso, reuniu apenas oito participantes. Mas ali, naquele momento, eles se reconheceram em histórias semelhantes, nas lutas em comum e no desejo de transformar suas trajetórias por meio do networking, do black money e empreendedorismo.

1° Encontro do PEM
Restaurante Mestiço (Atual Saltas e Tapas)